A Noiva

Um vestido de família

Algumas tradições familiares o tempo não consegue apagar. Em uma família norte americada, o amor está materializado em forma de vestido – um belo vestido de noiva!

Ao ficar noiva de seu namorado Jason Curtis, a americana Abigail Kingston não pensou duas vezes na escolha do vestido para o grande dia: seria o vestido de noiva da sua família. A tradição passada por varias gerações já dura mais de 120 anos e ela foi a 11ª noiva a subir ao altar com o mesmo vestido!

“Quando era criança, enquanto tocava piano na casa dos meus pais, tinha uma foto emoldurada com as seis primeiras noivas a usar o vestido, então eu pensava: um dia serei eu!”, disse Abby. Ao ficar noiva, ela avisou sua mãe que gostaria de continuar a tradição familiar e utilizar o mesmo vestido que seus familiares. A mãe achou a ideia fantastica, pois ela própria casou-se com ele.

A tradição começou com a tataravó de Abby, Mary Lowry Warren, que se casou em 1895. Porém, demorou cerca de 50 anos para a tradição começar de fato, pois as filhas de Mary não tiveram interesse em utilizar a peça. A tradição começou mesmo em 1946 com suas netas. “Minha tataravó provavelmente imaginou ele sendo usado por sua bisneta, mas nunca por sua tataraneta. Ele deveria ter sido usado por no máxmo três vezes e ela nunca deve ter imagino ele sendo usado por 11 noivas”, conta Abigail em relação a primeira dona do modelo.

O vestido não estava com Abby, mas sim na casa de sua tia avó, pois como manda a tradição da família, a mãe da ultima noiva a utiliza-lo deve o guardar.  Mas ao vê-lo, o sentimento de emoção deu lugar a tristeza pois devido a ação do tempo e dos diversos ajustes, para vestir tantas noivas de diferentes tamanhos, agiu sobre o vestido que estava bastante danificado. A peça, em estilo vitoriano, estava amarelada e desgastada e as mangas bufantes estavam praticamente destruídas . Além de ter ficado guardado por 24 anos, o vestido de noiva foi lavado apenas uma vez em toda a sua existência.

decima-primeira-noiva-familia-usando-mesmo-vestido-noiva-prontaparaosim-6

Abby e sua mãe concordaram que deveriam restaurar o vestido para sua forma original e procuraram a  estilista Deborah LoPresti para o trabalho. No total, foram 200 horas para restaura-lo. O vestido conseguiu ser clareado para uma cor champagne, as mangas foram refeitas, a silhueta ajustada à nova noiva e ainda foi preciso uma viagem a Nova York para achar o mesmo tecido para o restauro.

Image #: 39641800 Leslie Kingston, the bride's mother, looks at photos of former brides who have worn the dress as designer Deborah Lopresti displays elements of the dress. Abigail Kingston (not pictured) tried on the wedding dress, Sept. 22, 2015, that has been passed down in her family for over 100 years and will be the 11th bride to wear it. Easton-area designer Deborah Lopresti put in 200 hours to restore the dress. NJ Advance Media /Landov

Todo o trabalho valeu a pena. Quando Abigail o vestiu pela primeira vez após os reparos, seu pensamento foi: “Me sinto como a Cinderella!”. Abigail, que também usou o cordão da avó e o anel de sua bisavó, completa: “Espero que ele possa ser preservado e mantenha-se em perfeito estado. Vou amar que a tradição continue, talvez com minha própria filha um dia”.

11-noiva-usa-mesmo-vestido-120-anos-prontaparaosim (3)

Agora, espia só a evolução do vestido ao longo de tantos casamentos:

Um vestido de noiva com mais de cem anos e onze noivas da mesma família
Casamento de Mary Lowry e John Broadfield Warren, 1895

 

Casamento de Jane Woodruff e John Kearns, 1946

 

Casamento de Virginia Woodruff e Douglas MacConnell, 1948

 

Casamento de Sara Seiler e Duncan Odgen, 1960

 

Casamento de Laird MacConnell e Timothy Hensler, 1976

 

Casamento de Leslie Kingston (mãe deAbigail) e Richard T. Kingston Jr., 1977

 

Casamento de Janet Kearns e Mark Daigle, 1982

 

Casamento de Jane Odgen e James Houston, 1986

 

Casamento de Virginia Kearns e Charles Stinnett, 1989

 

Casamento de Ann Ogden e Robert Hausslien, 1991

 

Um vestido de noiva com mais de cem anos e onze noivas da mesma família
Casamento de Abigail Kingston e Jason Curtis, 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *